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2º ENCONTRO DE AEROMODELISMO - SANTA BARBARA D'OESTE

Data: 5 e 6 de abril de 2014 - Local: Pista do CBM - Clube Barbarense de Modelismo - Entrada 139 - SP 304 - Rod. Luiz de Queiroz - Av. Marginal, 10 - Distrito Industrial - Santa Bárbara D'Oeste - SP. /

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Mensagem  gnomo em Qua Jun 01, 2011 2:16 pm

1. COMO POSSO COMEÇAR A VOAR UM RÁDIO CONTROLADO?

Procure se há um Clube ou uma Associação na sua região,normalmente sempre há pessoas com boa vontade para ajuda-lo a se iniciar. Vá à pista, conheça as pessoas e não se envergonhe de perguntar, uma vez que todos um dia já foram principiantes.Você também pode se informar nas lojas especializadas em modelismo.

2. QUANTO CUSTA UM MODELO ?

Normalmente para um principiante, o investimento parece muito alto. No entanto o maior investimento consiste de itens como rádio transmissor e motor, uma vez de posse destes componentes, os custos se estabilizam sendo menos do que se imagina. Rádios e motores normalmente duram muitos anos, sendo o avião em si o item que mais facilmente esta sujeitoaos acidentes, e no entanto, o mais barato... Pode-se ainda, com o mesmo rádio e motor voar uma ampla gama de modelos. Assim, para se construir um pacote para principiante serão necessários os seguintes componentes:

•Rádio Controle de 4 Canais c/ 4 Servos
•Motor 0.40 pol cub
•Vela p/ignição
•Avião pronto para voar ARF
•Bateria para partida Ni Start
•Chave de vela
•Combustível 1 Galão
•Hélice
•Bomba de combustível
•Elásticos para prender a asa
•Tubo de silicone 1 metro p/con. do motor
•Caixa de campo

O custo depende da marca e qualidade dos equipamentos comprados

3. QUAL A DISTÂNCIA QUE O RÁDIO ALCANÇA?

Os equipamentos modernos de R/C, normalmente cobrem uma distância de até 2 km. No entanto, nos aeromodelos comuns de cerca de 2 metros de envergadura se tornaria tão pequeno nesta distância que seria impossível distingui-lo. Assim, mesmo para modelistas experientes a distância máxima que se afasta um modelo é de 200 a 300 metros,portanto com grande segurança dentro da faixa de alcance do rádiotransmissor.

4. QUE TIPO DE RÁDIO NECESSITA ?

Quando se olha para os vários modelos de rádio disponíveis no mercado, é possível confundir até aeromodelistas mais experientes, tal a variedade de marcas, tipos, formas e acessórios . Logicamente que quanto mais sofisticados forem os sistemas mais caro é o conjunto.Para os principiantes recomenda-se um modelo sem muitas sofisticações, mas que atenda suas necessidades. Os modelos e marcas disponíveis no mercado são todos de ótima qualidade, podendo ser operados com muita segurança, não possuindo no entanto, as opções de um rádio programável.*(computadorizado). Para tanto os modelos de Freqüência Modulada (FM), de 4 ou 6 canais são uma ótima opção. São necessários no mínimo 4 Canais (Acelerador, Profundor, Leme e Ailerons). A opção de 6 Canais permite instalar ainda trem retrátil e flap, que no caso de trem retrátil não é muito recomendável para principiantes, mas que ,no entanto, quando se partir para modelos mais sofisticados o Rádio já esta completo.

5. DURANTE QUANTO TEMPO OS AEROMODELOS VOAM E QUAL A VELOCIDADE QUE ATINGEM?

Os aeromodelos comum normalmente voam a uma velocidade de cerca de 100km/h, no entanto, modelos mais sofisticados como os "Turbo-jan (jatos) voam mais rápidos, até 160 km/h ou mais. Mas para alguns "experts" a velocidade pode atingir até 200 km/h nos modelos conhecidos como "pylon racers", isto é para corridas de velocidade. Quanto ao tempo de duração do vôo, depende fundamentalmente do tipo de motor e do tamanho do tanque de combustível. Nos modelos para principiantes com motores .40 pol (aproximadamente 6,5cc) e tanques de 300ml, o tempo de vôo se situa em torno de 15 minutos.

6. QUE TIPO DE COMBUSTÍVEL SE USA NOS MOTORES?

Os motores para aeromodelos podem ser de 2 tempos ou 4 tempos. Para principiantes é interessante que se adquira inicialmente os motores de 2 tempos, pois além de mais baratos, são de fácil manutenção e de regulagem bastante simplificada. Os motores usam um combustível chamado glow fuel, pois tais motores são conhecidos como glow. o combustível consiste de uma mistura de álcool metílico (metanol) e um óleo lubrificante que pode ser óleo de rícino que é de origem vegetal ou ainda óleos minerais derivados do petróleo. Existe ainda misturas diferentes variando as concentrações dos componentes. Por exemplo, uma mistura 3 x 1 significa 3 partes de metanol para uma parte de óleo lubrificante 4 x 1 significa 4 partes de metanol para uma parte de óleo e assim por diante. Existe ainda a possibilidade da adição de substâncias que aumentam o poder explosivo do combustível, como o nitrometano, que são expressos em porcentagem na mistura 5%, 10%, 15% etc... Recomenda-se utilizar inicialmente combustível 3 x 1 para motores novos. Conforme este vai amaciando pode-se empobrecer o óleo lubrificante para 4 x 1 e mesmo 5 x 1.Recomenda-se o nitrometano apenas para motores já amaciados.

7. O QUE ACONTECE QUANDO O MOTOR PÁRA EM VÔO ?

Muitos pensam que o modelo se perde quando o motor pára. Isto não é verdade, uma vez que, todos os comandos continuam em funcionamento, pois a força gerada para os comandos é fornecida por uma bateria dentro do modelo em vôo (bateria do receptor), e não do motor. Portanto pode-se fazer o pouso totalmente seguro com o motor desligado.

8. DEVO OPTAR POR ASA ALTA OU BAIXA ?

Os modelos de asa alta tem o centro de gravidade mais bem distribuído, isto é, o corpo fica literalmente pendurado na asa,permitindo vôos em baixa velocidade o que é ideal para o principiante. Os modelos de asa baixa são normalmente mais críticos, pois o corpo tem que se equilibrar sobre a asa dificultando o equilíbrio final do conjunto. A vantagem do modelo de asa
baixa é que desenvolvem mais velocidade, facilitando as manobras acrobáticas. Recomenda-se, entretanto, que o principiante inicie com um modelo de asa alta, que embora mais lento e às vezes mais feio, facilita o aprendizado. Quando se sentir plenamente treinado pode passar para um modelo da asa baixa. O que o principiante deve levar em consideração é que para ele o importante é um modelo que voe bem, e não um modelo bonito.
Normalmente os treinadores são de asa alta e feios. Mas voam!
Alguns principiantes compram aviões bonitos . Mas quebram !

9. Porque devo pedir ajuda a um instrutor?

O instrutor serve para 2 propósitos. Primeiro ,ele voará seu modelo pela primeira vez, certificando-se que as reações estão perfeitas e corrigirá os vícios caso necessário (este procedimento chama-se "trimagem" ). Quando um modelo decola pela primeira vez é difícil saber qual será sua reação.
Alguns tendem a subir, outros a cair, outros viram para a direita, outros para a esquerda. Assim uma pessoa experiente fazendo o primeiro vôo se torna importante para realizar as correções necessárias, antes do piloto principiante assumir os controles. Ele conseguirá antever as atitudes do modelo e corrigir a tempo, evitando acidentes desnecessários. Após este primeiro vôo o instrutor colocará o modelo numa altitude bastante segura, isto é, "muito alto" , aí o aluno assume. A primeira reação será uma completa desorientação espacial, você não saberá de imediato se esta indo, vindo, de dorso, subindo ou descendo. Imagine-se sozinho nesta hora. Este efeito é normal. Com o passar do tempo começa-se a manobrar e sentir os comandos e a perceber o que esta efetivamente acontecendo até sentir segurança para vir descendo e fazer as manobras mais próximas do chão. Com o tempo o aluno estará decolando e pousando, por conta própria. Ressalta-se ainda que ocorre uma inversão dos comandos. Isto é, quando o modelo está se distanciando de você, os comandos são normais, ou seja, quando, se comanda para a direita o modelo vai para a direita. No entanto, quando ele esta vindo em sua direção, o comando se inverte, quando se comanda para a direita o modelo vai para a esquerda. Você deve se colocar como se estivesse sentado no cockpit. Assim, não é difícil aprender, basta atentar para as lições do instrutor e executá-las. Voar é como andar de bicicleta, no início todos temos uma certa dificuldade, mas todos aprendemos. Por outro lado, mesmo para ciclistas experientes alguns tombos são inevitáveis. O que não se pode é desistir na primeira tentativa. E lembre-se céu é o limite !

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