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Primeiras noções de vôo, pilotagem e manobras

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Primeiras noções de vôo, pilotagem e manobras

Mensagem  gnomo em Qua Jun 01, 2011 2:09 pm

Aqui, a idéia é passar algumas dicas e macetes para que vc venha a se tornar um bom piloto. Pressupomos que vc já esteja pilotando sozinho, ou melhor, que vc recém começou a pilotar sozinho

Que tal taxear um pouco? Andar pelo chão. Isso lhe dá maior domínio sobre o leme e o acelerador

Decole e pouse sempre contra o vento. Por que? Porque na decolagem o aeromodelo necessitará de menos velocidade em relação ao solo para decolar e na aterrissagem porque vc poderá se aproximar do solo com pouca velocidade em relação ao mesmo, necessitando assim de menos pista.

É importante saber, mesmo durante o vôo, a posição de que vem o vento. Sem saber isso, o aeromodelo pode estolar em uma curva. É o seguinte: sempre que em uma curva se dá a traseira do aeromodelo para o vento, essa mudança de rumo faz, bruscamente, diminuir a velocidade do aeromodelo em relação ao ar. Por conseqüência, sempre que vc for fizer uma curva dando a traseira para o vento se faz necessário dar motor. Caso contrário o aeromodelo pode estolar e, se estiver próximo ao solo, cair.

Um outro motivo muito frequente de queda: vc se perde, pensa que o aeromodelo está em pé quando na verdade ele está de dorso, vc cabra para que ele suba pois que está se aproximando do solo e, como ele está de dorso, cabrando ele vai direto ao solo. Como evitar isso: manter a máxima atenção na posição da aeromodelo e não deixar que o mesmo voe longe fugindo ao campo de visão.

Mais um motivo de queda dos iniciantes: vc deixa o aeromodelo vir direto em sua direção. A impressão que se tem é que os comando se invertem e nisso o piloto iniciante acaba se perdendo. Solução: é muito simples, quando ele vier em sua direção, vire-se para ele, ou seja, dê o ombro para o aeromodelo. Boa essa, não é? O aeromodelo, assim, nunca virá em sua direção.

Mais uma causa de acidentes com iniciantes: o sol. Voando contra o sol deixa-se de enxergar o aeromodelo.

Evite também voar em dia nublado: perde-se 50% da visibilidade.

Vai mais uma dica aí: quando um servo estiver fazendo barulho, troque-o. Servos que fazem barulho consumem uma energia bárbara da bateria do receptor.

Para vc adquirir o mais rápido possível o controle do aeromodelo, sugerimos o seguinte: procure levar o aeromodelo de um ponto a outro imaginário, um ponto 70 metros a sua esquerda e o outro 70 metros a sua direta. Procure manter sempre a mesma altura quando vai de um ponto a outro. Faça as curvas sempre para fora, ou seja, quando vc chega no ponto da direita faça a curva para a esquerda e quando chega no ponto da esquerda faça a curva para a direita.

Fazer curva: dê o aeleron para o lado que vc vai fazer a curva e volte o stick para o centro. Inicie a cabrar. Vá cabrando, cabrando, até chegar ao final da curva. No final da curva, dê o aeleron para o outro lado. Quando vc começar a usar o leme na curva vc vai perceber que quando se dá o leme, o nariz do aeromodelo abaixa. Isso se compensa cabrando um pouco.

Voando: procure fazer os movimentos suavemente. Não dê muito motor. Com muito motor vc pode fazer um movimento brusco com o profundor e a asa partir no meio.

Vc está completamente perdido, não sabe em que posição o aeromodelo se encontra, vc está atrapalhado, em resumo, perdeu o controle. O que fazer? Condicione-se a fazer o seguinte nessas circunstâncias: tire todo o motor, deixe o leme no centro, deixe os aelerons centrados e comece vagarosamente a cabrar...para onde o aeromodelo começa a subir é o lado para o qual ele está de pé (pronto, assim vc se localizou novamente).

Ok! Vc pilotou um monte de um ponto a outro. Chega! Se solte um pouco, brinque um pouco. Com meio motor, cabre, dê leme, rodopie...sempre alto...se perdeu?...tire todo motor e comece a cabrar vagarosamente. É preciso sair um pouco daquele vôo vai e volta rígido. Esse soltar o aeromodelo, deixar ele ir para cima, etc... lhe dá também um bom conhecimento das reações do aeromodelo.

Estolar...Estolar...Estolar... Também é preciso. Há pilotos com horas e horas de vôo que não conhecem, não percebem, não conseguem sentir a velocidade em que o aeromodelo entra em stoll. Esses pilotos voam sempre rápido. Vc nunca será um bom piloto se não tiver o perfeito conhecimento do pré-stoll. Pilotando vc deve saber qual é a velocidade limite antes do aeromodelo estolar. Sem conhecer isso vc jamais terá um pleno domínio do aeromodelo. A única maneira de conhecer essa velocidade é estolando, várias vezes, de propósito. Quando o aeromodelo vai entrar no stoll ela começa a ficar meio bamba, meio grogue, parece bêbado, é que há pouco ar passando pela asa e pelos comandos e, assim, ele demora para obedecer o comando. Vá voando, tire a aceleração, cabre um pouco, deixe ele ir diminuindo a velocidade, ele estola. Deixe estolar completamente mantendo-o bem cabrado e desacelerado. Ele perde completamente a sustentação e começa a cair. Sem acelerar, deixe ele, com a queda, obter velocidade. Vá cabrando aos poucos. Ele recupera o planeio. Faça isso várias vezes até obter o perfeito domínio do stoll. Aprenda a manter o vôo por vários segundos em pré-stoll. Voe bastante dentro desse limite planeio-pré/stol-stol-pré/stol/planeio.

Depois de vc obter alguma segurança nos comandos do acelerador/profundor/aelerons aprenda a usa o leme. Comece a fazer as curvas com o auxílio do leme. Para manobras acrobáticas, para aterrisar e decolar o leme é de importância fundamental. Há muita gente com anos de aeromodelismo e que prossegue sem sabem utilizar o leme. Não seja mais um manicaca desses! Use o leme.

Vamos dar um looping? É uma das manobras mais fáceis. Dê um pouco de velocidade, cabre, quando ele estiver lá no topo da curva, de dorso, tire todo o acelerador e continue cabrando. Ele vai descer suavemente terminando o looping.

Vamos fazer uma manobra bonita... ganhe bastante altura...tire todo o acelerador e mergulhe verticalmente...a uns 50 metros do solo (isso porque vc não tem experiência, mais tarde vc poderá fazer isso a 10 metros do solo), comece a cabrar e faça um looping completo, sempre sem motor.

É hora de começar a voar de dorso..., cabre levemente, dê aeleron para o lado e ponha o aeromodelo de dorso... o aeromodelo tende a picar...pois bem...espete o stick, ou seja, ponha o stick do aeleron para frente...É isso aí: de dorso, quando vc pica ele cabra!!! Um macete para quando vc estiver em dorso: tire o dedo de cima do stick do aeleron e coloque-o na frente do stick (o dedo fica entre sua barriga e o próprio stick, calçando-o para frente). Agindo assim, não há perigo de vc se equivocar e cabrar quando deveria espetar. Mais uma dica: voando em dorso aprenda a controlar a altura do aeromodelo no acelerador. O aeromodelo mantém o nível de maneira mais estável do que utilizando o profundor. Aprendi com o velho Motta.

Lancer vac seguido de parafuso chato... Ganhe uma boa altura, no mínimo 150 metros. Deixe um aeromodelo pegar uma boa velocidade e....tudo meio junto mas nessa ordem.... stick da esquerda para a direita e para frente...stick da direita para a esquerda e para a frente...mantenha os dois sticks na frente, o da esquerda na direita e o da direita na esquerda... O aeromodelo deverá fazer um lancer vac (capotar sobre o eixo da asa) e depois entrar em parafuso chato. No mínimo a 70 metros do chão, volte os dois sticks para o centro, comece a cabrar levemente e reze para que o aeromodelo saia do parafuso chato antes de encontrar o chão. Que tal? Vc ainda tem o seu aeromodelo?!

Chega...Vamos fazer uma aterrissagem com estilo. Mesmo sem ter flaps, vamos aterrisar freiando. Venha para baixo sem motor, leme para um lado e aelerons para o outro...o aeromodelo desce de lado e freando como se estivesse com flaps. Deixe ele tocar o solo. Escute os aplausos!!!

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